Sim, é possível fazer compras na Europa e não pagar os impostos embutidos nos preços. Se o turista estrangeiro observar bem os valores dos produtos, logo constata, se estiver em Portugal, um percentual IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) ou VAT (Value Added Tax), se estiver em outro país europeu, aumentando o preço final da sua compra.
O Tax Free é justamente a isenção do IVA ou do VAT para os turistas que NÃO RESIDEM na União Europeia.
Logicamente, existem algumas regras para ter direito a esse reembolso antes mesmo de iniciar a compra. Primeiro é identificar se a loja trabalha com o formulário da Global Blue (antiga Global Refund) empresa que intermedia o procedimento de "tax free" para turistas da UE. Também será necessário apresentar seu passaporte na hora da compra e fornecer dados como endereço de residência fora da UE e como deseja ser ressarcido. De posse do formulário, recibo de compra e produto, o turista tem até 3 meses (contados a partir da data da compra) para deixar o país, sob pena de não ter mais direito ao reembolso. ATENÇÃO esse formulário precisará ser carimbado (validado) na Alfândega antes de fazer o check in da viagem de volta. Então é interessante chegar antes das 2 horas de antecedência indicadas para viagens internacionais, pois o processo de validação pode demorar.
As modalidades de reembolso são cartão de crédito (indicando os dados bancários no local indicado e pode demorar alguns meses para receber), dinheiro (terá que retirar em casa de câmbio e possivelmente com algum deságio - desconto) ou cheque internacional (ao tentar depositar esse tipo de cheque em banco comercial brasileiro é cobrado uma taxa pelo serviço e pode demorar mais de 1 mes para o cheque ser compensado). Portanto, se estiver com "tempo" no aeroporto opte por receber em dinheiro (cash).
Consultar demais regras para recebimento do reembolso no site da Global Blue, lembrando que as regras variam por país de compra.
Leia mais:
Tema sugerido e colaboração - Ilka Najara
Edição e colaboração - Carolina Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário