sábado, 9 de outubro de 2010

Emprego passa pela rede social


LinkedIn (Cadastre-se), Facebook, Twitter são palavras que já fazem parte do vocabulário português. Mas as redes sociais não têm apenas um papel lúdico. É interessante reencontrar amigos, retomar contactos, interagir, mas essa é apenas uma parte do potencial do fenómeno “redes sociais”. Porque não, também, procurar emprego viaWeb? Muitas empresas acompanham a tendência de virtualização. Criam contas no Facebook, têm perfis no LinkedIn, colocam pequenas notícias no Twitter.
E procuram informações sobre os candidatos através da Internet.


Para quem procura emprego estar na Web é um passo importante. Permite alargar a rede de contactos profissionais, interagir com mais empresas e reencaminhar o currículo para mais canais de comunicação.

Mas é preciso saber estar. A forma como se posiciona nas redes sociais vai ser a primeira imagem que a empresa terá de si – e convém que essa impressão seja positiva. Por isso é importante:

passar a imagem correcta, com texto e imagens consistentes com as suas aspirações; actualizar o perfil com informações novas e regularidade; honestidade nas informações colocadas online; evitar lamentações e ser selectivo na rede de contactos, uma vez que podem ser pedidas referências a estes.

As redes sociais são um meio eficaz de gerar contactos e potenciar oportunidades profissionais. Com a vantagem de não terem barreiras físicas. Permitem abordar empregadores em Portugal ou em qualquer outro país. A adesão a estas novas ferramentas, quando bem utilizadas, garantem  muitas vantagens.

Erros a evitar:

A decisão do empregador em contratar é tomada nos primeiros 15 minutos da entrevista de trabalho.
A margem para falhar é muito reduzida. Alguns dos erros a evitar:

- Chegar tarde;

- Falar mal de um antigo empregador;

- Ter gralhas no currículo;

- Ser demasiado informal a falar e na atitude;

- Vestir-se de forma provocante ou desleixada;

- Deixar o telemóvel tocar durante a entrevista;

- Abordar demasiado cedo questões de pormenor;

- Utilizar clichés.
 

Fonte

Nenhum comentário:

Notícias G1

Notícias DN

 
/*proteção de copias */