LinkedIn (Cadastre-se), Facebook, Twitter são palavras que já fazem parte do vocabulário português. Mas as redes sociais não têm apenas um papel lúdico. É interessante reencontrar amigos, retomar contactos, interagir, mas essa é apenas uma parte do potencial do fenómeno “redes sociais”. Porque não, também, procurar emprego viaWeb? Muitas empresas acompanham a tendência de virtualização. Criam contas no Facebook, têm perfis no LinkedIn, colocam pequenas notícias no Twitter.
E procuram informações sobre os candidatos através da Internet.
Para quem procura emprego estar na Web é um passo importante. Permite alargar a rede de contactos profissionais, interagir com mais empresas e reencaminhar o currículo para mais canais de comunicação.
Mas é preciso saber estar. A forma como se posiciona nas redes sociais vai ser a primeira imagem que a empresa terá de si – e convém que essa impressão seja positiva. Por isso é importante:
passar a imagem correcta, com texto e imagens consistentes com as suas aspirações; actualizar o perfil com informações novas e regularidade; honestidade nas informações colocadas online; evitar lamentações e ser selectivo na rede de contactos, uma vez que podem ser pedidas referências a estes.
As redes sociais são um meio eficaz de gerar contactos e potenciar oportunidades profissionais. Com a vantagem de não terem barreiras físicas. Permitem abordar empregadores em Portugal ou em qualquer outro país. A adesão a estas novas ferramentas, quando bem utilizadas, garantem muitas vantagens.
Erros a evitar:
A decisão do empregador em contratar é tomada nos primeiros 15 minutos da entrevista de trabalho.
A margem para falhar é muito reduzida. Alguns dos erros a evitar:
- Chegar tarde;
- Falar mal de um antigo empregador;
- Ter gralhas no currículo;
- Ser demasiado informal a falar e na atitude;
- Vestir-se de forma provocante ou desleixada;
- Deixar o telemóvel tocar durante a entrevista;
- Abordar demasiado cedo questões de pormenor;
- Utilizar clichés.
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário