segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Ciúme

"Os ciumentos sempre olham para tudo com óculos de aumento, os quais engrandecem as coisas pequenas, agigantam os anões e fazem com que as suspeitas pareçam verdades." (Cervantes)

Existe o ciúmes normal, sadio, aquele que todos sentimos por alguém ou algo que queremos muito. Quando o(a) parceiro(a) repara em outra pessoa que entra em um bar, sentimos ciúmes porque gostamos de exclusividade e atenção. Ciúmes moderado e normal é gostoso, faz bem e mostra preocupação.
È fato que todos os relacionamentos, sejam eles entre amigos, irmãos, casais, sempre são conduzidos por meio do ciúme, porém existem vários tipos deles, desde os mais “light” até os mais perturbadores.
Ciúme é uma reação complexa porque envolve um largo conjunto de emoções, pensamentos, reações físicas e comportamentos. O ciúme, em princípio, é um sentimento tão natural ao ser humano como o tédio e a raiva. Nós sempre vivenciamos este sentimento em algum momento da vida, o que modifica é apenas suas razões e as emoções que sentimos. Como todo sentimento, tem seu lado positivo e negativo. Na relação amorasa precisamos entender que um pode ser muito importante para o outro, mas não mais importante que para si mesmo. Não é possível amar ao outro mais do que nos amamos. Todos se orgulham muito de ter alguém para amar, mas não se preocupa nenhum pouco com a importância que há em relação ao amor próprio.

Então vamos conhecer alguns tipos de ciúme?
Qual você se enquadra?

• Cuidadoso: É o mais inofensivo e bem intencionado. Quer preservar a relação, confirmar o compromisso através da preocupação.

• Egoísta: Reprime o livre-arbítrio e ignora a individualidade do parceiro, que só tem valor ao corresponder às suas expectativas e idealizações.

• Recalcado: Tem baixa autoestima e não se sente merecedor do amor do outro.

• Dramático: Tem comportamento infantil, faz birra e exige ser ressarcido pelo sofrimento causado. É vingativo.

• Infiel: Projeta no outro suas próprias atitudes. Procura sinais de traição quando identifica uma situação em que ele mesmo trairia.

• Desconfiado: Considera todos como inimigos em potencial. Com o instinto de defesa em alerta, acredita que o parceiro lhe será roubado a qualquer momento.

• Patológico: Rumina cada palavra e atitude do companheiro como prova de infidelidade. Vive em estado de constante sofrimento.


Portanto, tenha um relacionamento baseado no compromisso, respeito, admiração, convivência saudável.

Quer saber mais sobre como lidar com o ciúmes? "Ciúmes - o medo da perda": Este livro vai te ajudar a se conhecer!

Pesquisa baseada em textos de Rosemeire Zago, Ayala Pines e Elliot Aronson (psicólogos)
*** Quero desejar a todos um feliz 2011***
Kizzy e Cia.

Nenhum comentário:

Notícias G1

Notícias DN

 
/*proteção de copias */