domingo, 20 de março de 2011

Afinal, o que é que a mulher brasileira tem... que nós não temos?

Reportagem publicada pela revista Activa em Portugal!

Quem é que nunca fez esta pergunta, nem que fosse a si própria? Por isso, a especialista em arte de sedução Nelma Penteado resolveu… responder-lhe. Conversámos com a maior autoridade brasileira sobre sensualidade, que nos desvendou os segredos da arte de ser sexy.


Catarina Fonseca/ACTIVA

15 Mar. 2011
Qual a função do livro ‘Os Segredos das Mulheres Brasileiras’? Educar, animar? Por que decidiu escrevê-lo?


Em todas as minhas viagens para ministrar palestras a mulheres, muita gente me pergunta: "Qual o segredo das brasileiras? Como vocês conseguem deixar um homem tão louco?" Então resolvi responder a todas estas perguntas. Percebi que existe um preconceito declarado contra a mulher brasileira. Muitas brasileiras estão lutando e trabalhando em Portugal de uma maneira séria e ética, mas acabam sofrendo muitas situações constrangedoras, e escrevi este livro como uma mensagem, para que não se envergonhem de ser brasileiras. Queria mostrar aos homens que a mulher brasileira não é um produto de consumo, não é uma índia disposta a fazer sexo com qualquer homem que passa, a qualquer hora e de qualquer maneira. Mais respeito, rapaziada!

 O que é que as portuguesas estão a fazer errado?


Meninas, meninas, atenção: este livro não foi escrito para dizer o que as portuguesas estão fazendo de errado! Gostaria que isto ficasse bem claro! Todas nós mulheres cometemos erros, por diversos motivos, nas nossas relações.

Veio em missão de partilha, então?


Claro. Este livro é acima de tudo uma partilha entre mulheres, ou seja: partilhar as nossas ideias e dicas brasileiras e convidar as leitoras a partilhar as suas também. Nós, mulheres, independentemente do país onde moramos, somos iguais. Mudam os costumes, mas a vontade de ser feliz na vida e no amor para uma mulher é universal.

Então, mas estar sempre bem vestida e penteada e arranjada e gostosa e cheirosa para agradar ao homem não é uma forma de subserviência?



Em nenhum momento do livro eu coloquei que a brasileira faz isto. Friso sempre que a brasileira é vaidosa, sim, mas é algo cultural. A maioria das brasileiras não sai sem um batonzinho, sem um brinquinho, e adora frequentar um salão de beleza, estar com as unhas em ordem, a depilação ok, e investe nisto, não para agradar aos machos de plantão, mas para agradar a si mesma, deixar a autoestima legal e, ao olhar no espelho, gostar da imagem. Eu adoro me arrumar para o meu homem, que, por sinal, é um português. Não vejo mal nenhum nisso. Viver em função disto é errado. Mas ter o prazer de se arrumar para o homem amado também é uma forma de dizer: ‘Eu amo você!’ Se uma visita importante vai chegar na sua casa, você se arruma e arruma a casa. Então, o homem amado é menos importante que uma visita?

Por que é que a mulher tem de fazer tudo? Por que é que não há um livro chamado ‘Os Segredos dos Homens Brasileiros’ para ensinar aos homens como agradar às mulheres?

Eu adoraria escrever esse livro. Por aqui também os homens precisam aprender e muitoooooooooooooo. Já escrevi alguns capítulos sobre isso, e o interessante é que homens brasileiros e portugueses cometem exatamente os mesmos erros. Entre alguns: não prestar atenção à sua mulher, não saber encantá-la e seduzi-la, não saber elogiá-la, ser ausente, ser grosseiro muitas vezes, pensar em si mesmo na cama e fora dela, etc. Não somos nós que temos que fazer tudo. Mas mulher é AÇÃO e homem é REAÇÃO. Então vamos aprender a ter ações que desencadeiem reações neles, e tentar ter uma vida a dois mais feliz. Se entrar pelo caminho de pensar ‘só eu tenho que fazer tudo, ele não faz nada! Também não vou fazer nada!’ sabe o que vai acontecer? Nada! A relação vai estagnar, você vai se aborrecer, e o pior é que, no final, vem alguém e faz em seu lugar tudo o que você deixou de fazer por sua relação. Não encare ter atitudes carinhosas e sensuais com seu homem como algo que você TEM DE FAZER. Encare como algo divertido, que só vai trazer alegria ao casal.

Qual a fronteira entre vulgaridade e sensualidade?


É o bom senso e a ética. Sensualidade não é roupa decotada, é gostar de viver e ter intensidade diante da vida. Dentro disto: fazer um striptease entre 4 paredes para o homem amado é uma coisa. Fazer isto na esquina é outra coisa.

A sedução está na imagem ou na atitude?


A imagem pode ajudar ou complementar (mulher mal arrumada e sem cuidados com a higiene é óbvio que terá mais dificuldades no jogo da sedução), mas sedução é atitude pura. Quando a mulher demonstra que se gosta, que é poderosa, que sabe ter atitudes de fazer o chão tremer, que tem bom humor e sabe viver a vida com leveza, ousadia e criatividade, será uma mulher extremamente sedutora e magnética.

Dominar a arte da sensualidade parece dar imenso trabalho... Acha que as mulheres hoje em dia estão para isso?


A grande verdade é que não dá trabalho nenhum. Sou uma mulher que trabalha muito, corre muito, casada com um português, tenho dois filhos, sou escritora, palestrante, ufa!
Onde fica a sensualidade na vida de uma mulher assim? No simples fato de viver a vida com muita autoestima, bom humor e vontade de manter o seu relacionamento aquecido. Engraçado que fazemos tudo na nossa empresa e para as nossas profissões. Se o seu chefe te pede que faça um relatório de mil páginas, você vai correndo e faz. Mas reservar tempo com qualidade para estar com quem se ama dá trabalho? Quando a gente morrer não vai levar carro, nem conta bancária, nem cartão de crédito. Levaremos os momentos especiais que tivemos com as pessoas que amamos. Dá trabalho falar uma frase quente para que seu homem se sinta entusiasmado? Dá trabalho deixar um bilhete num local estratégico? Dá trabalho preparar uma noite especial? Dá mais trabalho lidar com advogados, separação, divisão de bens, depressão ou uma vida sem graça a dois, onde nada acontece e todo o mundo vai empurrando.

O que é que procuram as mulheres que vão aos seus cursos?


Não aparecem como quem vai aprender algo que vai dar trabalho. Vêm para se divertir, ter mais ideias para aquecer a relação e aumentar o seu poder feminino e, acima de tudo, compartilhar pensamentos para fazer desta vida única uma vida mais feliz.

Curiosidade: quanto tempo você demora a arranjar-se de manhã?


Hahahaha! Muita gente pensa que nós brasileiras gastamos horas e horas para nos arrumarmos. Tem dia que gastamos horas no cabeleireiro e manicura, sim. Mas, no dia-a-dia, arrumarmo-nos é algo natural. Tomar banho, passar um perfume, pentear-se com charme, colocar uma roupa na qual você se sente bonita, colocar os brincos, passar uma maquilhagem leve, pegar os óculos escuros, e sair! Pronto. Levo 30 minutos para isto

Com quem é que aprendeu a ser sexy?


Todas as mulheres nascem sexy. Já falei para mais de dois milhões de mulheres nos meus cursos, e posso afirmar que não existe mulher que não consiga desenvolver uma sensualidade que já existe. O que ocorre é que muitas mulheres têm uma estima muito baixa e não se consideram sexy.

Francamente, há homem que mereça tanto esforço?


Nos meus cursos, falo sempre que a primeira regra é: esforce-se somente para um homem que valha a pena. Não canse a sua beleza à toa! Gastar tempo, emoção e vida com homem que não vale nada disto é caminho certo para a depressão.

Nenhum comentário:

Notícias G1

Notícias DN

 
/*proteção de copias */