quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Morar com a sogra, não é uma bênção?

“Quem casa quer casa”, diz um ditado popular. Mas nem sempre, ainda mais nos difíceis tempos modernos, os recém-casados conseguem concretizar este sonho de sair da casa dos pais direto para sua própria casinha.
Desta forma, quem não quiser desembolsar dinheiro mensalmente para o aluguel só tem uma solução: continuar morando com os pais ou mudar-se para a casa dos sogros, à medida que vai juntando dinheiro para construir o próprio lar.
Para muitos, morar com os sogros pode parecer uma experiência assustadora. Ainda mais com a popular má fama da sogra, graças ao anedotário popular. Mas na maioria dos casos a convivência é saudável e pacífica, e os dois lados ganham.
Mas é preciso tomar cuidado com as intromissões sutis dos pais e sogros. Por amor, acabam dando carinho, ajudando numa coisa ou outra, dando um presente de vez em quando, ajudando a tomar conta dos filhos, enfim... geram motivos para se intrometerem no relacionamento e na vida dos casais. Claro que não fazem isso por mal, mas pelo cuidado fraternal, e por esse amor, querem resolver os problemas dos filhos, se intrometendo. Como filhos, muitas vezes não sabemos dizer não a intromissão.
Tenha uma postura firme e ao mesmo tempo amorosa. Nunca deixe de honrar pai e mãe, mas nunca permita intromissões.

*** Dicas para a convivência pacífica

PARA NORAS E GENROS

Não adianta fugir: Não adianta ir morar longe e só encontrar a sogra na Páscoa e no Natal. “Este distanciamento não resolve, vai adiar apenas. Mas não estou estimulando que todos morem juntos, porque cada um deve ter sua individualidade, seu mundo”.
Compreender a boa vontade: Às vezes a sogra pode estar querendo fazer um favor para o casal e ser mal-interpretada. “Os casais mais jovens, principalmente, tem que ter uma compreensão da história de vida dessa mulher, que por ‘n’ razões se comporta desse jeito. Às vezes ela não faz as coisas por maldade, pode ser por coisas muito pessoais dela, que quer ajudar, e não maltratar o casal”.

fonte: Psicóloga Odila Faggionatto e Casais na plenitude.

2 comentários:

Dani disse...

Eitaaaaa...eu acho que essa questão não tem solução não! Morar com a sogra é impossível! rsrs

Ilana Louzeiro disse...

È isso ai Kizzy, eu moro com os meus sogros e temos uma boa convivência que construímos antes mesmo de casar, cada um de nós tem sua privacidade e individualidade, temos vida própria e fazemos a nossa vida....

Enquanto não conseguimos realizar nosso sonho de ter a nossa própria casa nos adaptammos a aproveitamos este tempo junto na mesma casa da melhor maneira possível...

Notícias G1

Notícias DN

 
/*proteção de copias */